Resumo

A pesquisa de doutorado, em andamento, que resultou nesse pôster aborda a cidade a partir de suas ruas enquanto elementos espaciais, funcionais e simbólicos estruturantes.

Tendo o Rio de Janeiro como recorte espacial e o período entre 1763 e 1960 como recorte temporal, quando foi capital do Vice-Reino, Império e República, buscamos pesquisar, interpretar e sistematizar as teorias e práticas aplicadas quando do processo de projeto, implantação e reforma de algumas das mais significativas ruas dessa cidade. Para tanto, estão sendo utilizadas como principais fontes de referência os projetos, planos e outros documentos das sucessivas administrações públicas constituídas.

Num contexto imperativo de circulação motorizada busca-se reflexões sobre o caráter da rua como espaço público vivencial e, ao mesmo tempo, como depositório da maneira de pensar e fazer urbanismo ao longo do tempo. Espera-se, sobretudo, abrir campo a novas questões de investigação, contribuir com a historiografia da cidade do Rio de Janeiro e subsidiar novas abordagens que tenham a rua como principal objeto de investigação.